Qual é a diferença entre Aliexpress e Alibaba?

O Aliexpress e o Alibaba são sites semelhantes entre si em termos de variedade e interface. Existe até a opinião de que são sites concorrentes. Entretanto, ambas as lojas on-line pertencem à empresa chinesa Alibaba Group, fundada por Jack Ma. Junto com o Taobao, o Tmall etc., o Alibaba Group também é um dos maiores grupos de lojas on-line do mundo. Entre outras, há uma grande diferença entre o Alibaba e o Aliexpress. O primeiro está focado no atacado de mercadorias, enquanto o segundo está focado no varejo. Neste artigo, revelaremos outros aspectos de como a diferença entre Aliexpress e Alibaba.

Alibaba: foco principal em B2B

Qual é a diferença entre Aliexpress e Alibaba?

O Alibaba é principalmente um mercado B2B (business-to-business) voltado para o comércio atacadista. Nele, empresas e empreendedores podem comprar lotes de mercadorias diretamente de fabricantes e fornecedores, geralmente com preços e condições especiais. O Alibaba permite compras em grande escala e é ideal para empresas envolvidas na revenda de mercadorias.

AliExpress: foco principal em B2C

O AliExpress, por outro lado, está focado em clientes de varejo (B2C, business-to-consumer). Essa plataforma permite que compradores individuais comprem mercadorias em quantidades menores, na maioria das vezes em itens individuais. O AliExpress é adequado para uso pessoal, bem como para pequenos empresários que não precisam de grandes quantidades de mercadorias.

As principais diferenças entre as plataformas de negociação para compradores

Métodos de pagamento e entrega

Uma variedade de métodos de pagamento está disponível no Alibaba, incluindo transferências bancárias e serviços de pagamento de terceiros. O envio de remessas grandes exige uma logística mais complexa e, muitas vezes, arranjos de transporte.

AliExpress usa métodos de pagamento mais familiares ao comprador de varejo, como cartões de crédito, PayPal e outros. O processo de remessa nessa plataforma é geralmente mais simples e muitas opções padrão são oferecidas.

diferença entre Aliexpress e Alibaba

O processo de pedido e pagamento no Alibaba costuma ser inconveniente para transações on-line. Alguns vendedores não têm um botão “Iniciar pedido”, o que complica o processo de compra. Na maioria dos casos, os compradores precisam entrar em contato diretamente com o vendedor para discutir detalhes de pagamento e envio. No Alibaba, os clientes só veem os produtos no catálogo, e é necessária uma comunicação pessoal com o vendedor para obter informações detalhadas sobre o preço e os termos da compra. Por outro lado, o AliExpress funciona como uma loja on-line comum, onde todo o processo de compra é organizado por meio da interface de usuário do site.

Variedade de produtos

No Alibaba, você encontrará produtos de diferentes partes do mundo. Ao mesmo tempo, o AliExpress está mais focado na venda de produtos de fabricantes da China. Ambos os mercados on-line oferecem uma ampla variedade de produtos, desde itens pequenos (como chaveiros, blocos de notas, borlas) até maquinário de grande escala, peças de automóveis e equipamentos de fabricação. Embora a variedade possa ser semelhante em alguns casos, os fornecedores e os preços nem sempre serão idênticos.

Volume de comércio (atacado, varejo)

No Alibaba, os vendedores geralmente definem uma quantidade mínima de pedido (MOQ), o que torna a plataforma preferível para compras no atacado.

No AliExpress, os compradores podem até mesmo pedir um único item, o que torna a plataforma ideal para compras no varejo. Também é possível comprar um único item no Alibaba, mas o preço geralmente será mais alto em comparação com uma compra em massa. Além disso, haverá um custo de envio impressionante.

Poder de barganha

No Alibaba, o processo de barganha pode envolver a negociação de preços, frete e termos de produção.

No AliExpress, os preços geralmente são fixos e o processo de compra é semelhante ao do varejo on-line tradicional.

Remessa e logística

No Alibaba, o envio de grandes remessas exige uma logística mais complicada e, muitas vezes, arranjos de remessa.

No AliExpress, o envio é geralmente mais simples e muitas opções padrão são oferecidas. O AliExpress também tem armazéns que operam no país de residência do cliente. Nesse caso, a encomenda chega ao destinatário muito rapidamente. Infelizmente, em 2024 não há armazéns desse tipo em nosso país.

Proteção ao comprador

Um dos principais recursos da plataforma AliExpress é o sistema de proteção ao comprador. Sua essência é que o vendedor não recebe o pagamento pelas mercadorias até que o comprador confirme a entrega e a conformidade com o pedido. Em contrapartida, o Alibaba não oferece esse tipo de proteção. As devoluções de mercadorias nessa plataforma podem ser difíceis.

Outras diferenças entre o Aliexpress e o Alibaba

O Alibaba oferece uma abordagem mais personalizada para o atendimento ao cliente, adaptada às necessidades da empresa.

No AliExpress, o atendimento ao cliente é padronizado e semelhante ao dos varejistas on-line comuns.

Qual é o melhor Aliexpress ou Alibaba?

Como o público-alvo desses marketplaces é diferente, a melhor escolha é aquela que se encaixa em suas metas de consumo.

Como o Alibaba e o Aliexpress diferem para os vendedores

Modelo de interação com os compradores

O Alibaba exige comunicação direta entre vendedores e consumidores para discutir os detalhes do pedido, incluindo preço, termos de envio e quantidade mínima do pedido.

O Aliexpress oferece uma interface de compras padronizada em que os compradores podem fazer um pedido diretamente sem se comunicar com o vendedor.

Comissões

As comissões no Alibaba podem variar de acordo com o volume de vendas e a categoria do produto. Também são possíveis diferentes modelos de assinatura para os vendedores.

O Aliexpress geralmente cobra uma comissão fixa sobre as vendas, o que torna os cálculos mais simples e transparentes para os vendedores.

Soluções de logística

O Alibaba enfatiza as remessas internacionais em massa. Os vendedores geralmente precisam organizar sua própria logística e procedimentos alfandegários.

O Aliexpress oferece soluções logísticas integradas por meio de serviços vinculados, como o AliExpress Standard Shipping, simplificando o processo de envio para os vendedores.

Marketing e promoção

O Alibaba exige uma estratégia de marketing mais ativa dos vendedores para atrair clientes B2B.

O Aliexpress oferece aos vendedores ferramentas para promover produtos na plataforma, incluindo várias opções de publicidade e participação em promoções.

Requisitos para os vendedores

Operar no Alibaba envolve uma preparação mais séria para a negociação. Incluindo a disponibilidade de documentação e certificados para o atacado.

O Aliexpress é mais acessível para iniciantes e pequenos vendedores que desejam entrar no mercado internacional.

Conclusão

O Alibaba difere do Aliexpress pelo fato de atender a diferentes segmentos de mercado e oferecer diferentes serviços e recursos aos seus clientes. A escolha entre essas plataformas depende das necessidades de um comprador ou vendedor específico. Se você precisa comprar um ou poucos itens, é melhor usar o Aliexpress. Esse site é mais simples e mais conveniente. Além disso, os vendedores desse site fornecem cupons e códigos promocionais, além de realizarem promoções e vendas regularmente. Agora você sabe a diferença entre o Alibaba e o Aliexpress.

Maria Kolman
Especialista em marketing digital e autor com 10 anos de experiência. Cliente assíduo do AliExpress desde 2015, realizei mais de 350 pedidos e ganhei 23 disputas com vendedores. Estudo os pormenores de compras e vendas no marketplace chinês, compartilho as informações e notícias atuais. Ajudo compradores do AliExpress a encontrar ofertas vantajosas e ganhar disputas. Respondo a perguntas nos comentários.
Subscrever
Notificação de
guest
0 comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Rubricas: AliHelper Guia - blog sobre compras no AliExpress, Eletrodomésticos e eletrônicos, Estilo, beleza e saúde, Hobbies e bordados, Hobbies masculinos, Maternidade e infância, Melhoramento da casa, Sobre compras no AliExpress
Copiado!