Como cancelar pedido no Aliexpress

Cancelar um pedido no AliExpress é um processo que pode ser necessário por várias razões, mesmo que a compra inicial tenha sido considerada e bem pensada. Um pedido pode ser cancelado apenas pelo comprador ou pela administração da plataforma, por exemplo, se houver dúvidas sobre a legalidade e legitimidade das ações de uma das partes na transação. Neste artigo, vamos explicar como cancelar um pedido no AliExpress em 2024.

Отменить заказ на Алиэкспресс

Motivos para cancelar um pedido no AliExpress

  1. O comprador mudou de ideia sobre a compra do produto em geral ou desse vendedor específico;
  2. A encomenda não chega por um longo tempo ou não pode ser rastreada, e o prazo de proteção do comprador está chegando ao fim;
  3. O produto não corresponde à descrição na página do produto ou foi enviado um item completamente diferente. Por exemplo, isso pode estar relacionado à falta de características importantes ou à falta de acessórios do produto;
  4. Durante o pedido, o comprador cometeu um erro no endereço ou nos detalhes do produto;
  5. A compra pode ser cancelada acidentalmente.

O primeiro passo é verificar o status do seu pedido no AliExpress. Se ele ainda não foi processado depois de pagar, você pode cancelá-lo sem problemas. No entanto, se o status já mudou para “Aguardando envio”, “Enviado”, “Em trânsito”, “Em entrega” ou “Entregue”, cancelar o pedido não será tão simples.

Cancelar um pedido não pago

Se você clicou no botão “Fazer o pedido” e depois fechou a janela sem concluir o pagamento, um pedido ativo com o status “Aguardando pagamento” aparecerá na seção “Pedidos”.

Para cancelá-lo antes de pagar, vá para a página do pedido e clique em “Cancelar pedido”. Sua compra será cancelada imediatamente.

Como cancelar pedido no Aliexpress

Cancelamento de pedido após o pagamento

Da mesma forma, os pedidos que foram pagos, mas ainda não foram enviados, são cancelados seguindo um algoritmo semelhante.

O AliExpress afirma que os fundos para a compra cancelada serão reembolsados em 3-20 dias, mas nessa fase, o reembolso pode ocorrer em questão de minutos.

Cancelamento de pedido após o envio

Se o seu pedido estiver a caminho, você precisará entrar em contato com o vendedor e informá-lo de que deseja cancelar a compra. Para fazer isso, vá para a página do seu pedido, clique no botão “Contatar o vendedor” e envie uma mensagem informando que você deseja cancelar o envio do pacote. Normalmente, o vendedor responde em 24-48 horas.

Certamente, será mais fácil conseguir o cancelamento se você estiver comprando de vendedores adequados. O AliHelper pode ajudar a encontrar esses vendedores, graças à função “Classificação do vendedor“. Esta é uma extensão gratuita para o seu navegador.

Assim que o vendedor receber sua mensagem solicitando o cancelamento da compra, ele pode oferecer várias opções: cancelar o pedido e receber um reembolso total, cancelar a compra e receber um reembolso parcial ou prosseguir com o processamento do pedido. Se o vendedor concordar em cancelar um pedido pago e reembolsar o dinheiro, ele deve enviar uma solicitação de cancelamento. Nesse caso, você receberá um aviso por e-mail confirmando o cancelamento bem-sucedido. E sobre o reembolso do seu cartão de crédito ou outro método de pagamento que você usou para fazer a compra. Se você receber uma notificação de que o pedido enviado foi cancelado e o dinheiro foi devolvido ao seu cartão, acompanhe o processo de reembolso.

Como cancelar um pedido no aplicativo móvel

Assim como no site, é possível cancelar um pedido pelo aplicativo no telefone sem abrir uma disputa apenas se o item não tiver sido enviado. Para isso, vá para a seção “Perfil” e depois “Pedidos” e selecione o pedido relevante. Na página que se abre, clique no botão “Cancelar pedido”.

O pedido foi cancelado. Quando o dinheiro será devolvido?

Normalmente, o processo pode levar de 3 a 20 dias, dependendo do seu banco e método de pagamento.

Perguntas frequentes

Por que não há um botão “Cancelar pedido” no AliExpress?

Você só pode cancelar um pedido ao clicar no botão correspondente se o envio ainda não tiver sido feito. Depois disso, o botão desaparece e o cancelamento da compra só pode ser feito entrando em contato com o vendedor ou abrindo uma disputa.

O que fazer se o vendedor se recusar a reembolsar o dinheiro?

Se o vendedor não responder às suas mensagens ou se recusar a cancelar o pedido, você pode entrar em contato com o suporte do AliExpress. Para fazer isso, vá para a página do seu pedido, clique no botão “Abrir disputa” e siga as instruções. Nesse caso, você pode precisar fornecer provas de que o vendedor não está cumprindo suas obrigações. Lembre-se de que o cancelamento após o envio pode resultar em penalidades do AliExpress.

Como cancelar pedido no Aliexpress

Eu cancelei meu pedido por engano. E agora?

Você pode cancelar um pedido por engano somente se ele ainda não tiver sido enviado. Todos os pedidos cancelados são encontrados na seção correspondente, na subseção “Arquivo”. Basta fazer o pedido novamente dos itens necessários.

É necessário devolver um pedido ao AliExpress se ele foi cancelado, mas mesmo assim foi entregue?

Se você recebeu um reembolso pelo produto como resultado da resolução de uma disputa no AliExpress, mas ele foi entregue posteriormente, você não é obrigado a devolvê-lo ao vendedor ou pagar novamente por ele, independentemente dos pedidos do vendedor.

Como mencionado nos passos acima, cancelar um pedido no AliExpress não é um procedimento tecnicamente complicado se você agir rapidamente e corretamente. No entanto, pode exigir paciência e comunicação com a loja ou representantes do AliExpress. É importante acompanhar o status do envio e entrar em contato com o vendedor a tempo para evitar mal-entendidos. E certifique-se de receber seu dinheiro de volta. Agora você sabe como o cancelamento de pedidos funciona no AliExpress e em quanto tempo os fundos serão devolvidos a você.

Maria Kolman
Especialista em compras

Rubricas: AliHelper Guia - blog sobre compras no AliExpress, Eletrodomésticos e eletrônicos, Estilo, beleza e saúde, Hobbies e bordados, Hobbies masculinos, Maternidade e infância, Melhoramento da casa, Sobre compras no AliExpress
Copiado!