Como escolher um vendedor no AliExpress

Durante as compras na AliExpress, normalmente prestamos atenção às características do produto, preço, prazos e custo de entrega. Por vezes, esquecemos de um detalhe importante, como escolher um vendedor no AliExpress. Mercado é composta por centenas de milhares de lojas. Algumas especializam-se em marcas específicas ou categorias de produtos, outras vendem de tudo. Alguns comerciantes negociam honestamente com o cliente, enquanto outros podem enganar ou ser negligentes com o pedido, enviando um modelo errado ou produto defeituoso. Ou até mesmo um baralho de cartas em vez de um telefone, por exemplo.

A escolha do vendedor na AliExpress influencia o que você receberá, a rapidez da entrega, a qualidade da embalagem do produto, e se sua disputa será satisfeita a tempo e completamente, se algo der errado. Portanto, encontrar um vendedor deve ser feito com atenção. Vamos considerar os parâmetros que ajudam a encontrar um fornecedor confiável.

Podemos confiar nas lojas da AliExpress?

Por trás de cada loja na AliExpress, com raras exceções, há diferentes pessoas. Claro, há aqueles prontos para fraudar por um lucro rápido. E há aqueles que trabalham em sua reputação por anos e estão prontos para oferecer um desconto ou presente mesmo que não sejam culpados por um problema. Portanto, é importante entender antecipadamente de qual vendedor comprar.

Classificação do vendedor

A classificação do vendedor é mostrada no canto superior esquerdo ao passar o cursor sobre a linha com informações do vendedor na AliExpress. No entanto, a informação é limitada. E essa classificação pode ser manipulada pelas lojas. Além disso, para ver essa classificação, você precisa visitar a página de cada loja que lhe interessa.

Uma classificação detalhada e objetiva do vendedor por 5 critérios pode ser mostrada pela extensão de navegador gratuita AliHelper. Assim, será mais fácil encontrar um vendedor fiável no Aliexpress.

Aqui está a classificação do mesmo vendedor, que você pode ver diretamente no cartão do produto de interesse. AliHelper também ajuda a rastrear pacotes e descontos, mostra gráficos de mudanças de preços, produtos similares, etc.

Tempo de permanência na AliExpress

O termo “empresa de um dia” é relevante também para lojas na AliExpress. Claro, não devemos suspeitar de todos os novatos, mas devemos considerar todos os fatores em conjunto. No entanto, a permanência na plataforma por até seis meses pode indicar que o vendedor se registrou novamente porque sua classificação caiu. Ou pode recorrer a vários esquemas fraudulentos porque não tem nada a perder. Por outro lado, uma loja registrada há vários anos com alta classificação é provavelmente confiável.

Quantidade de vendas, avaliações do produto e classificação do produto

Estes parâmetros devem ser considerados em conjunto para escolher um vendedor no AliExpress. Se um produto tem uma classificação de 5/5, mas foi comprado apenas por 3 pessoas, dificilmente isso pode ser considerado um sinal incontestável de uma loja confiável e de um bom produto. Por outro lado, se um produto foi comprado 9,5 mil vezes e tem uma classificação de 4,4/5 (de preferência não menos de 4,5), vale a pena ler as avaliações. Infelizmente, acontece que os compradores podem não entender o produto, errar em sua funcionalidade, vingar-se do vendedor por algum motivo não objetivo. Ou até descontar nele sua irritação por dificuldades com o courier, serviço de entrega, ponto de retirada ou chefe do correio.

Também se deve ter cuidado quando há menos de 20% de avaliações em relação ao número de compras, mas a verificação é alta. Isso pode ser um sinal de manipulação de avaliações.

Especialização da loja

Algumas lojas podem se especializar em categorias específicas de produtos. Por exemplo, venda de eletrônicos da Xiaomi sob licença, roupas infantis, artigos de arte, equipamentos de pesca, etc. Tais vendedores geralmente têm um conhecimento muito mais profundo em seu nicho, podem dar recomendações especializadas, oferecer produtos únicos, difíceis de encontrar em outras lojas. Portanto, se você está procurando algo específico ou quer se certificar da qualidade e confiabilidade da loja, é melhor encontrar um vendedor especializado, ao invés de um vendedor universal que vende de tudo.

Comunicação com o vendedor

Se você planeja encomendar algo caro ou importante para você, assim como se tiver dúvidas, não hesite em se comunicar com o vendedor. Claro, a prontidão para responder rapidamente e educadamente às perguntas não é um sinal de honestidade. No entanto, isso ajudará a avaliar sua adequação e profissionalismo, verificar quão receptivo é o representante da loja, como ele responde às suas perguntas. Quanto mais informações você obter da comunicação, mais fácil será escolher um vendedor confiável no AliExpress.

Em qual vendedor do AliExpress é melhor comprar

Aqui estão as características que indiretamente apontam para um vendedor que vale a pena escolher:

Como evitar fraudes

Como distinguir descontos reais de falsos

Mesmo se você conseguir identificar um vendedor confiável por todos os parâmetros, também deve descobrir se ele está oferecendo um desconto falso em um produto específico. O AliHelper também pode ajudar nisso.

1. Entre na página do produto desejado e veja o preço antes do desconto. Por exemplo, a loja oferece um smartphone que supostamente custava 341,23 dólares com 29% de desconto;

2. Abra a seção “Alteração do preço” no AliHelper. No nosso caso, vemos que o smartphone nunca custou mais de 282 euros, e geralmente pode ser comprado por 193 euros. O vendedor só finge que quer oferecer um desconto generoso;

3. Se você vir que o preço era mais baixo antes e quer comprar esse produto com mais vantagem, clique no botão “+ Monitorar o preço”. Quando o preço cair novamente, você receberá uma notificação.

Agora você sabe como escolher um vendedor no AliExpress em 2024, de quem é melhor comprar. Estude cada um antes de fazer um pedido. Desejamos a você um shopping vantajoso e bem-sucedido!

Maria Kolman
Especialista em marketing digital e autor com 10 anos de experiência. Cliente assíduo do AliExpress desde 2015, realizei mais de 350 pedidos e ganhei 23 disputas com vendedores. Estudo os pormenores de compras e vendas no marketplace chinês, compartilho as informações e notícias atuais. Ajudo compradores do AliExpress a encontrar ofertas vantajosas e ganhar disputas. Respondo a perguntas nos comentários.

Etiquetas: ,

Rubricas: AliHelper Guia - blog sobre compras no AliExpress, Eletrodomésticos e eletrônicos, Estilo, beleza e saúde, Hobbies e bordados, Hobbies masculinos, Maternidade e infância, Melhoramento da casa, Sobre compras no AliExpress
Copiado!